ATIVIDADES REALIZADAS PELA EQUIPE DO SCFV DO SOS REFERENTE À“CAMPANHA JUNHO VIOLETA – SENSIBILIZA
CAMPOS GERAIS – CONSCIENTIZAÇÃO DA
VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”

  •  15/06/21: 14h participação como ouvinte do lançamento da Campanha “Junho Violeta: Sensibiliza Campos Gerais – Ponta Grossa Contra a Violência a Pessoa Idosa”.
  •  21/06/21: 14h atividade in loco no CECON Irmã Gáudia Kuschka – Bairro Tarobá, juntamente com a liderança do grupo Sra Lúcia Marcantes da Silva, onde foi realizada a sensibilização na comunidade com faixa e cartaz com o slogan “Sensibiliza Campos Gerais” o qual foi fixado na entrada do CECON, como forma de dar visibilidade ao tema e fomentar a discussão. Também foi distribuídos panfletos para a população e equipamentos públicos focando a conscientização para as formas de violência e os canais de comunicação de denúncia.
  •  25/06/21: 10h atividade in loco no CECON Santa Rita de Cássia juntamente com a liderança do grupo Sr. José da Rosa, onde foi realizada a sensibilização na comunidade com faixa e cartaz com o slogan “Sensibiliza Campos Gerais” o qual foi fixado na entrada do CECON, como forma de dar visibilidade ao tema. Também foi distribuído panfletos para a população e equipamentos públicos focando a conscientização para as formas de violência e os canais de comunicação de denúncia.
  • 25/06/21: 14h atividade in loco no CECON Raio de Sol juntamente com a liderança do grupo Sra Neusa Bandeira, onde foi realizada a sensibilização na comunidade com faixa e cartaz com o slogan “Sensibiliza Campos Gerais” o qual foi fixado na entrada do CECON, como forma de dar visibilidade ao tema. Também foi distribuído panfletos para a população e equipamentos públicos focando a conscientização para as formas de violência e os canais de comunicação de denúncia.
  •  28/06/21: 09h30min atividade em frente à Sede do SOS Rua General Carneiro, 1027 – Centro. A Equipe do SCFV realizou a sensibilização utilizando uma faixa com o Slogan “Sensibiliza Campos Gerais”, cartazes e entrega de panfletos aos pedestres, bem como no comércio local onde os mesmos foram fixados com o objetivo de mostrar a importância da Campanha, as formas de violência e divulgar os canais de comunicação para denúncia.

Observação: as visitas domiciliares para entrega de cartão/imã para colocar na geladeira com o slogan da Campanha “Sensibiliza Campos Gerais”, focando a divulgação dos canais de comunicação e formas de violência, foram entregues para os líderes voluntários dos três CECONs e para as 24 participantes do Projeto ”Idosos em Ação”. A entrega terá continuidade no mês de julho para as demais Pessoas Idosas dos CECONs, pois entendemos que a sensibilização deve ser contínua.

Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SOS/CECONs.

EQUIPE DO SCFV/CECONS


CECON IRMÃ GÁUDIA KUSCHKA – PARQUE TAROBÁ

CECON RAIO DE SOL – VILA CIPA 

CECON SANTA RITA DE CÁSSIA – RONDA

PROJETO “IDOSOS EM AÇÃO EQUIPE

Junho Violeta – Sensibiliza Campos Gerais

Elaboração e envio do projeto para produção de vídeo para a Campanha “Sensibiliza Campos Gerais – Junho Violeta”. Produção e edição do vídeo para a Campanha.

Envio do vídeo da Campanha “Sensibiliza Campos Gerais” para todos os grupos SCFV e PAIF, possibilitando interação sobre o vídeo com os grupos e equipe responsável. Houve devolutivas agradecendo a iniciativa e por traduzir em palavras simples muitas situações que os idosos acabam passando.

Sobre a Campanha “Sensibiliza Campos Gerais, foi criado um texto explicativo e informativo sobre o motivo da campanha e do mês Junho Violeta. Cada CRAS ficou responsável em gravar um trecho e enviar até dia 11 para edição do vídeo a ser lançado dia 15/06 para os grupos. Olá pessoal, tudo bem? Conforme postado pelo DPSB, tivemos a ideia de fazer um vídeo sobre o tema do “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. Para tal, foi elaborado o texto abaixo e a ideia é cada equipamento gravar uma das frases, pode ser alguém da equipe, vários profissionais juntos, cada um lendo uma parte da frase escolhida. Vai da criatividade de vocês. As diretrizes para a gravação: Gravar com o celular na horizontal, com a captação de áudio boa, de preferência em algum local sem ruídos (se for gravar sozinho, sugiro utilizar o fone com microfone). O vídeo da frase tem de ser inteiro. Sugestão: se tiver uma camiseta ou camisa da cor violeta/roxa, para fazermos analogia ao tema, ficará muito bom. Os vídeos devem ser enviados, impreterivelmente, até esta sexta- feira (11/06) para poder editar e lançar o vídeo no dia 15. Abaixo do texto, estarão os números referentes às frases e vocês marcam quem se responsabiliza pela gravação. Segue o texto: 1. O mês de Junho chama a nossa atenção para a sensibilização contra a violência à pessoa idosa. 2. O mês foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná com a Lei 20.252 de 29 de junho de 2020, com o nome de “Junho Violeta”, para conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa. 3. E… Você sabe por que a cor da

campanha é violeta? 4. Pois lembra a flor que nos remete a lembrança de que as pessoas idosas precisam de cuidado, carinho e atenção, os mesmos atos que uma flor violeta necessita para florescer, e apesar de pequena e frágil, é intensa e bela. 5. A violência contra a pessoa idosa é um problema social que acontece no mundo todo e vem se agravando dia após dia, e muitas vezes de maneira silenciosa, afetando pessoas, famílias e comunidades. 6. Essa violência nem sempre é reconhecida como comportamento ilícito, uma vez que nossa cultura social não se atenta à violência e a desvalorização da pessoa idosa. 7. Envelhecer é uma etapa do ciclo da vida. Crianças, jovens, adultos, todos nós estamos em processo de desenvolvimento. A gente precisa ter consciência de que estamos envelhecendo. 8. Muitas vezes, a vida impõe a pessoa idosa certas fragilidades que a deixa vulnerável aos maus tratos, sofrendo violências. 9. De acordo com o Plano de Ação para Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, são: Violência física, violência psicológica, violência sexual, violência financeira e econômica, abandono, negligência e autonegligência. 10. A violência contra a pessoa idosa, em muitos casos, é invisível, pois não deixa marcas no corpo, mas provoca sofrimentos, traumas e danos, que ocorre entre os próprios membros familiares, entre parceiros, dentro ou fora dos lares. 11. Celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra à Pessoa Idosa é garantir: direitos que lhe são previstos, respeito, dignidade, autonomia, protagonismo, convívio social e principalmente, o direito a uma vida saudável. Frase 01 – SOS Frase 02 – CRAS Sabará Frase 03 – CRAS Cará-Cará Frase 04 – CRAS Cará-Cará Frase 05 – Grupo Renascer Frase 06 – CRAS Coronel Cláudio Frase 07 – CRAS Cel. Cláudio Frase 08 – Musicoterapeuta Thiago Frase 09 – CRAS Vila 31 de Março – Frase 10 – CRAS XV e Frase 11 – AAPI.

Entidades realizam ações de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

As entidades com Termos de Colaboração com a FASPG “Grupo Renascer” e “Associação de Amigos da Pessoa Idosa – AAPI” realizaram ações referentes ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Grupo Renascer realizou nos dias 15 e 16 de Junho, ações para a conscientização da prevenção da violência contra a pessoa idosa, a fim de orientar, e informar a comunidade da redondeza do CECON Nova Rússia.
No primeiro dia a ação foi desenvolvida com motoristas, e no segundo dia com os pedestres.

Já a Associação de Amigos da Pessoa Idosa – AAPI, no dia 15 de junho, participou da Abertura da Campanha Sensibiliza Campos Gerais – Junho Violeta. Na ocasião foi feita uma LIVE com a Rede de Proteção a Pessoa Idosa. A AAPI, dentro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, participou da LIVE através da fala da usuária do CECON Santa Paula – Casa do Idoso, Sra. Edna Gonçalves dos Santos. Aqui alguns trechos da fala: “…nós devemos sentir a velhice como algo bom, que deve ser vivido intensamente, agora nossa vida mudou. Temos o grupo de convivência que podemos participar das atividades realizadas no grupo, basta ter vontade de participar.” “Quem tem direitos não pode sofrer nenhum tipo de violência e não pode violentar os outros.” Vamos valorizar a pessoa idosa” “…e toda pessoa merece respeito.” Sra. Edna demonstra na sua fala a importância da participação, do protagonismo, do respeito e principalmente da valorização deste ciclo de vida (da população de 60 anos de idade ou mais).

Ao final do evento participaram demais autoridades, sendo uma delas a Prefeita. Na fala da Sra. Prefeita houve uma encontro de amigas e profissionais, Sra. Edna e Sra. Elizabeth estudaram juntas e trilharam o mesmo caminho: o do magistério. Sra. Edna exultou de alegria pelas palavras da Sra. Prefeita: “me senti realizada”. Para além do encontro vale ressaltar que o lugar de fala da pessoa idosa deve ser sempre respeitado.

Ao final do dia a equipe do SCFV da AAPI realizou a 1ª entrega da Planta para o Plantio – Simbolizando aqui a relação do Cuidado e da Proteção, acompanhando a proposta da Campanha do Junho Violeta.

Junho Violeta: atividades do CRAS Cará Cará

O SCFV do CRAS Cará-Cará realizou algumas atividades em alusão ao “Junho Violeta”, ressaltando a importância da passagem do dia 15/06 de conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

  • 14/06- Introdução “Junho Violeta”, com divulgação do banner da campanha “Sensibiliza Campos Gerais”, atividade executada pela Pedagoga Julia.
  • 15/06- Chamada de vídeo e ligações telefônicas ao Grupo de Idosos Chá com Prosa, atividade executada pela Pedagoga Julia.
  • 15/06- Oficina de artes, confeccionando violeta em papel, atividade executada pela Instrutora de artes e ofícios Rosemeire.
  • 15/06- Participação da equipe do SCFV em vídeo da campanha “Junho Violeta”, projeto do Musicoterapeuta Thiago.
  • 16/06- Reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa.

Enviado por: Departamento de Proteção Social Básica- FASPG.

SOBRE

“Sensibiliza Campos Gerais” é o movimento que busca por uma cidade contra a violência à pessoa idosa. Em Ponta Grossa  no  dia 15 de junho, data que marca o Dia Mundial da Conscientização, as instituições e entidades que apoiam e participam da ação, iluminam as fachadas na cor violeta como sinal de respeito e luta pelos direitos das pessoas idosas.

A violação dos direitos humanos não pode ser vista como um fenômeno natural. A campanha “Sensibiliza Campos Gerais”  aborda a necessidade da mudança de atitudes e o repúdio dos atos que prejudicam a integridade física e moral da pessoa idosa.  Ao presenciar uma cena de violência ao idoso, denuncie!

Você sabe quais são os tipos de violência a pessoa idosa?

Violência Física;

Violência Psicológica;  

Negligência;

Violência Institucional;

Abuso financeiro;

Violência patrimonial;

Violência sexual;

Discriminação.

DENUNCIE

Disque denúncia: 100

Ouvidoria: 156

Disque Idoso Paraná:

800 141 0001

Campanha ‘Sensibiliza Campos Gerais’

“Sensibiliza Campos Gerais” é o movimento que busca por uma cidade contra a violência à pessoa idosa. Em Ponta Grossa  no  dia 15 de junho, data que marca o Dia Mundial da Conscientização, as instituições e entidades que apoiam e participam da ação, iluminam as fachadas na cor violeta como sinal de respeito e luta pelos direitos das pessoas idosas.

A iniciativa partiu do  Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (NASJEPI) da UEPG em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Ponta Grossa e  Escritório Regional da SEJUF. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Prof. Maria Iolanda de Oliveira,  apesar dos direitos das pessoas idosas estarem garantidos por lei, a violência ainda acontece e se caracteriza como um problema universal.

A violência contra a pessoa idosa pode acontecer de forma física, emocional, sexual, financeira, negligência ou por abandono. Em Ponta Grossa no ano de 2020, foram mais de 370 denúncias, sendo 165 casos acompanhados  pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), segundo dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Thais Verillo, aponta que as campanhas de conscientização têm um papel fundamental para que os idosos reconheçam que estão sofrendo algum tipo de violência. Desta forma, quem pratica qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa também fica ciente que é um crime passível de punição.

O Estatuto do Idoso completou 18 anos, mas ainda grande parte das pessoas desconhecem os direitos assegurados para esta faixa etária.  O art. 4° explicita que  “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Mas, de acordo com a professora Maria Iolanda Oliveira, a violência é uma realidade vivenciada pela maioria das pessoas idosas que deve ser enfrentada por meio de ações e prática da valorização das pessoas idosas.

A violação dos direitos humanos não pode ser vista como um fenômeno natural. A campanha “Sensibiliza Campos Gerais”  aborda a necessidade da mudança de atitudes e o repúdio dos atos que prejudicam a integridade física e moral da pessoa idosa.  Ao presenciar uma cena de violência ao idoso, denuncie!

-DISQUE DENÚNCIA: 100;

-OUVIDORIA: 156;

As instituições que desejam participar do movimento em defesa dos direitos da pessoa idosa, além de iluminar a fachada na cor violeta entre os dias 15 a 30 de junho, recebem o material de divulgação online com frases de conscientização contra a violência à pessoa idosa. Para ser um apoiador, entre em contato por meio do e-mail: nucleodoidoso@uepg.br ou no telefone (42) 99915-2021

Chamamento para o Processo de Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa-CMDPI

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Ponta Grossa, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº 11.139, de 04/10/2012 e alterações da Lei Municipal Nº 12.599 de 02/08/2016  e nº 12.917, de 18/09/2017 e, considerando:

–  O Parágrafo Único do Artigo 48 da Lei 10.741/2003 que coloca: “As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:

I – oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança;

II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;

III – estar regularmente constituída;

RESOLVE APROVAR em Reunião Ordinária realizada em 22 de março de 2021, o chamamento para o processo de inscrição e manutenção da inscrição no CMDPI para as Instituições, Entidades e/ou Órgãos que atuam no atendimento à Pessoa Idosa no município de Ponta Grossa com a prestação de serviço direcionada à Pessoa Idosa e/ou desenvolvem ações de proteção, promoção e defesa do direito das Pessoas Idosas. 

  1. As inscrições deverão seguir as orientações e documentação constantes na Resolução nº 09/2019, constante no link a baixo:
  1. O período para entrega da documentação no CMDPI, será do dia 17/05/21 a 21/06/2021, através do e-mail conselhoidosopg@gmail.com

Para mais informações, entrar em contato no telefone (42) 3220-1065 ramal 2176 ou através do e-mail conselhoidosopg@gmail.com

A Entidade SOS fez uma homenagem de Dia das Mães para as Pessoas Idosas do SCFV!

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Serviço de Obras Sociais – SOS realizou uma atividade em comemoração ao Dia das Mães dedicando uma música e uma mensagem na Rádio Santana no Programa “Manhã Total” para as Idosas dos Centros de Convivência Irmã Gaudia Kuschka (Parque Tarobá), Raio de Sol (Vila Cipa), Santa Rita de Cássia (Bairro Ronda) e Grupo “Idosos em Ação” (Centro). As participantes também receberam 01 vaso de flor, um cartão com mensagem carinhosa, 01 frasco de álcool gel 70% e 02 máscaras de tecido.

Neste momento de pandemia da COVID 19 a Equipe continua atendendo de forma remota fazendo contato telefônico para todas as Pessoas Idosas, enviando mensagens e vídeos de atividades através das redes sociais e se fazendo presente através da escuta humanizada, valorizando e fortalecendo os vínculos nesse momento tão difícil pelo qual todos nós estamos passando. Visitas domiciliares também estão sendo feitas para os casos de excepcional necessidade, conforme os protocolos de segurança.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (Departamento de Farmácia) pela doação dos frascos de álcool gel, ao Projeto “Máscara mais Renda” da Rede Asta e estendemos ainda, nosso agradecimento a Fundação de Assistência Social – FASPG pela parceria.

Cartão com Mensagem entregue às Mães

Poema: Mãe

Mãe é a palavra mais bela que existe, seja em que língua for, pois Mãe é sinônimo de amor, dedicação, conforto.

Mas Mãe é muito mais que uma palavra, que um conceito, que um conjunto de pessoas, pois Mãe é a própria vida, e um dom divino.

Feliz Dia das Mães! Para todas as guerreiras, batalhadoras, lutadoras. Para todas que geraram vida, e para todas que cuidam dessas vidas.

Pois Mãe não é apenas quem gera, mas principalmente quem ama, cuida, e se sacrifica diariamente pela felicidade dos seus filhos.

Mãe é aquela pessoa que trabalha sem descanso, o tempo todo, e que tem a capacidade de curar qualquer dor com o seu amor.

As Mães são maravilhosas e a razão de estarmos todos aqui. Elas merecem nosso amor, respeito e homenagem, não apenas hoje, mas todos os dias das nossas vidas!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!

Registros da Atividade do Dia das Mães

CECON Santa Rita de Cássia – Bairro Ronda

CECON Irmã Gáudia Kuschka – Parque Tarobá

CECON Raio de Sol – Vila Cipa

Projeto “Idosos em Ação” – Centro

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora