SOS realiza retorno presencial nos Centros de Convivência que atendem a Pessoa Idosa

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Serviço de Obras Sociais – SOS retornou de forma presencial o atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as Pessoas Idosas participantes dos CECONs Irmã Gaudia Kuschka (Parque Tarobá) e Raio de Sol (Vila Cipa), seguindo as disposições constantes nas Instruções Normativas n° 001 e 002/2021 da FASPG. Entendendo o avanço da vacinação no Município e a essencialidade dos serviços prestados as Pessoas Idosas, o SOS planejou cuidadosamente o retorno aos Centros de Convivência visando garantir a segurança e a saúde dos participantes dos grupos e trabalhadores que executam o Serviço.

 O retorno está seguindo todas as recomendações sanitárias mais recentes do Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Secretaria de Estado da Saúde, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – FASPG e outras autoridades sanitárias locais. O atendimento remoto continua sendo realizado para as Pessoas Idosas que não optaram pela participação presencial, considerando questões de saúde que envolve comorbidades.

A equipe proporcionou um espaço de escuta e acolhimento, para que os participantes pudessem verbalizar os principais sentimentos vivenciados, nesse processo de enfrentamento a pandemia através de dinâmicas e atividades em parceria com o Musicoterapeuta Thiago Pauluk (FASPG). Também orientou sobre os protocolos de biossegurança, para que os grupos possam se reunir de forma segura.

Ao final do encontro entregamos um cartão com mensagem afetiva e um kit lanche, para que as Pessoas Idosas pudessem levar para suas casas.

OBS: O CECON Santa Rita de Cássia (Bairro Ronda) não retornou com as atividades presenciais, porém está sendo atendido remotamente.

No dia 19/10/2021, estiveram reunidos com a Secretária Municipal de Políticas Públicas, Senhora Simone Kaminski Oliveira a nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa-CMDPI; Maysa Nuermberg de Vasconcellos Costa-Presidente; Eliane de Fatima de Paula e Silva Dutra-Vice Presidente; Lisete de Fátima Lack Nunes-Secretária Executiva; Armando Madalosso Vieira-Conselheiro e Coordenador da Comissão de Orçamento, Financiamento e Fundo; Danilla Icassatti Corazza-Conselheira e Coordenadora da Comissão de Comunicação; Mayra Raphaelle Machado-Conselheira e Coordenadora da Comissão de Políticas Públicas, onde na presente reunião foram discutidos diversos assuntos relacionados a Política de atendimento a Pessoa Idosa no Município, onde foi enfatizado a importância da sensibilização sobre temáticas relativas a garantia de direitos da Pessoa Idosa.

SOS realiza homenagem aos participantes dos Centros de Convivência em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa!

No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa com o objetivo de sensibilizar a sociedade no mundo inteiro para as questões que envolvem o envelhecimento, com prioridade à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Serviço de Obras Sociais – SOS com o objetivo de homenagear as pessoas idosas participantes dos  Centros de Convivência Irmã Gaudia Kuschka (Parque Tarobá), Raio de Sol (Vila Cipa) e Santa Rita de Cássia (Bairro Ronda) nesta data tão especial,  elaborou um Projeto intitulado “Historicidade e Memória” com o objetivo de produzir material áudio visual através da narrativa das Pessoas Idosas, das imagens, documentos, fotografias e correlatos para proporcionar o registro da História e Memória dos Centros de Convivência preservando a história do grupo e deles próprios como Sujeitos.

Buscamos problematizar as linhas de pensamento ligadas aos eixos norteadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através do Envelhecimento Ativo e Saudável onde trabalhamos na atividade, os hipocampos da memória atingindo a sensação de bem estar em fazer parte do grupo. Através da Convivência social e intergeracional construir registro histórico que permita que os filhos e netos possam ver o trabalho realizado por eles.

Também através da autonomia e protagonismo proporcionamos que os participantes através de perguntas gatilho e através da observação de registros fotográficos relatassem fatos e acontecimentos como: quando o grupo surgiu? Quando começou a freqüentar? Cite um fato marcante ocorrido junto ao grupo. Qual a importância do grupo para a sociedade e qual a importância do grupo para a vida das Pessoas Idosas?

Observamos que a execução do Projeto se deu de forma planejada onde convidamos os líderes dos Cecons e algumas pessoas idosas que estão no grupo desde o início da formação (número de participantes dentro da capacidade determinada pelos Decretos Municipais  tomando todas as precauções sanitárias: uso de máscara , distanciamento de 1,5 metro em ambiente amplo e bem ventilado)

Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos Líderes dos Cecons: Sra Lúcia Marcantes da Silva (Irmã Gáudia Kuschka – Parque Tarobá), Neusa Bandeira (Raio de Sol  – Vila Cipa) e José da Rosa (Santa Rita de Cássia – Bairro Ronda) e demais pessoas idosas que tornaram o registro do “Projeto Historicidade e Memória” um momento especial de resgate e preservação da memória coletiva dos grupos que atendem as Pessoas Idosas. Também estendemos nossos agradecimentos ao Departamento de Jornalismo através do Projeto de Extensão “Lente Quente”, o qual fez os registros áudio visuais do Projeto.

Blitz de Sensibilização ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

No último dia 30 de setembro o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ponta Grossa – CMDPI em parceria com o Projeto NATIVIDADE da Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizaram uma blitz de sensibilização ao dia Internacional da Pessoa Idosa que comemora-se no dia 01 de outubro. Durante a ação Conselheiros do CMDPI e acadêmicos do Projeto entregaram informativos com alguns direitos previsto em lei, redes de atendimento da Pessoa Idosa em nosso município, canais de denúncias e exemplares do Estatuto do Idoso.

Dia Internacional da Pessoa Idosa

No dia 01 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa, servindo como um alerta para a sociedade civil sobre a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1991. (fonte: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/1o-de-outubro-dia-internacional-da-pessoa-idosa).

A FASPG/DPSB, na intenção de homenagear a vida dos idosos participantes do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, os quais são desenvolvidos nas Unidades CRAS e Entidades com Termo de Colaboração com a FASPG (SOS – Serviço de Obras Sociais, Grupo Renascer e AAPI – Associação de Amigos da Pessoa Idosa), produziu um vídeo muito especial.

Por conta da Pandemia, todos nós tivemos de nos manter isolados, dentro de casa, sem as saídas rotineiras, desde crianças a idosos, tendo de nos readaptar às atividades. Os idosos que frequentam o SCFV deram um show de criatividade e positivismo, mostrando que ficar em casa pode ser muito produtivo.

Neste vídeo, com a canção “Sementes do Amanhã” de Erasmo Carlos, homenageamos os idosos, valorizando as atividades pertinentes a cada realidade e/ou de prazer e gosto da pessoa idosa, em seu dia a dia.

“Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será!” E com está frase da canção, brindemos a vida e o cuidado com os idosos.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora