CONFRATERNIZAÇÕES DE NATAL REALIZADAS PELO SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS – SOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS –SCFVPI/CECONS!

A equipe do Serviço de Obras Sociais SOS proporcionou momento de confraternização intergeracional de natal aos Centros de Convivência Irmã Gaudia Kushcka, Raio de Sol e Santa Rita de Cássia.

Os eventos proporcionaram que família e amigos participassem do evento onde foi realizada uma cantata de natal surpresa para os convidados. A apresentação foi muito especial, pois as Pessoas Idosas estavam emocionadas em poder levar mensagem de alegria e esperança a todos os presentes. Também contamos com a participação dos musicoterapeutas da Fundação Municipal de Assistência Social FASPG em uma das confraternizações no Cecon Raio de Sol.

Durante o evento entregamos enfeite de natal (CD decorado de um dos lados pelas Pessoas Idosas na atividade de arteterapia) onde carinhosamente a equipe do SOS decorou com fotos personalizadas de cada participante do grupo. Também entregamos um mimo: caneca contendo bolachinhas petit four e um cartão com mensagem carinhosa de natal. Em seguida servimos um delicioso lanche a todos os participantes.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria com a Fundação Municipal de Assistência Social FASPG.

FOTOS

Arteterapia

PASSEIOS REALIZADOS NO MÊS DE NOVEMBRO PELO SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS – SOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS –SCFVPI/CECONS!

A equipe do Serviço de Obras Sociais SOS planejou e organizou atividades durante o mês de novembro que contemplacem momentos de lazer, divertimento e de interação nos espaços públicos fortalecendo envelhecimento ativo e saudável.

Realizamos passeios em formato de “piquenique” passando uma tarde agradável e descontraída  onde realizamos atividade de alongamento, dança, caminhada em meio a natureza e servimos um delicioso lanche regado a muita conversa boa e risadas. O Cecon Irmã Gaudia Kuschcka foi até a sede campestre do SindBebidas e os Cecons Raio de Sol e Santa Rita de Cássia visitaram o Centro de Formação Nossa Sra da Paz.

Outro passeio especial que os Cecons realizaram foi até a unidade do Serviço Social do Comércio SESC Estação Saudade onde fizeram uma visita guiada ao Museu Ferroviário e tiveram atividade de Contação de História na Biblioteca. Esta visita proporcionou vislumbrar a importância da memória, arte e cultura enquanto manifestação individual e coletiva.

Nestes momentos de lazer, a Pessoa Idosa fica responsável por si mesma, fortalecendo sua autoestima promovendo o autoconhecimento e a independência. Os momentos de lazer também permitem que as Pessoas Idosas tenham mais autonomia e estimulem vivências coletivas, privilegiando a convivência com o grupo fortalecendo vínculos e o sentimento de pertencimento com o mesmo.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer as parcerias: Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa FASPG, Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, Serviço Social do Comércio SESC Estação Saudade e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Ponta Grossa.

FOTOS

Piquenique Sede Campestre Sind Bebidas.

Centro de Formação Nossa Senhora da Paz!

Serviço Social do Comércio – SESC Estação Saudade.

ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE OUTUBRO PELO SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS – SOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS –SCFVPI/CECONS!

A equipe do Serviço de Obras Sociais SOS desenvolveu atividades dando enfoque ao dia Mundial da Pessoa Idosa com várias atividades durante o mês com o objetivo de sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos. Além de homenagear as Pessoas Idosas com eventos artísticos, culturais, lazer, recreação e cidadania.

Trabalhamos em parceria com Fundação de Assistência Social – FASPG, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas CMDPI, Universidade Estadual de Ponta Grossa Projetos de Extensão Nasjepi e UEPG Natividade, Ordem dos Advogados do Brasil OAB, Faculdade Sagrada Família FASF dentre outros.

Realizamos também atividade informativa sobre “Outubro rosa” com parceria da Unidade de Saúde Nilton Luis de Castro e Casa Solar (casa de apoio a pacientes em tratamento oncológico e seus familiares).

Trabalhamos atividade de Arteterapia com fuxicos expressando a percepção, atenção, memória, controle da ação, além de sua função social dentro do serviço de convivência.

FOTOS

Atividade informativa sobre Outubro Rosa

Atividade de Arteterapia

Atividades em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa com eventos informativos, artísticos, culturais, lazer, recreação e cidadania.

Atividade informativa sobre saúde da Pessoa Idosa (auto cuidados) – Faculdade Sagrada Família FASF – Curso de Enfermagem.

ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE AGOSTO PELO SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS – SOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS –SCFVPI/CECONS!

Durante o mês de agosto a equipe do Serviço de Obras Sociais – SOS realizou atividades interativas com Pessoas Idosas participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Convivência Irmã Gáudia Kuschka (Parque Tarobá), Santa Rita de Cássia (Ronda) e Raio de Sol (Vila Cipa).

Realizamos atividade de memorização com a utilização do quebra-cabeça Tangran, onde entregamos pra cada Pessoa Idosa um exemplar com imã para colocar na geladeira fazendo com isso o estímulo da memória. Também realizamos atividade de socialização e lazer com a exibição do filme “Up Altas Aventuras” da Disney Pixar abordando o tema “Sonhos e projetos”.

A equipe proporcionou espaço de discussão e informação com os temas: agosto Lilás mês de conscientização contra a violência a Pessoa Idosa; Semana da Pessoa com Deficiência e Eleição Extraordinária para vacância do segmento usuários do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa CMDPI biênio 2021/2023.

Contamos com a Parceria da Fundação de Assistência Social FASPG com as atividades de Musicoterapia, Atividade Física e Psicologia. Também tivemos dentro desta parceria a exibição do filme “As Aventuras de Pedro Malazartes” no Cecon Irmã Gaudia Kushcka, pelo Sr. José estudante de pós-graduação (Doutorado) em Ciências Sociais pela UEPG objetivando propagar o nome do cineasta Amácio Mazzaropi e estimular a recordação de seus filmes com o público idoso. Contamos também com atividade orientativa das Psicólogas do Centro de Referência de Assistência Social CRAS Vila XV sobre ansiedade, depressão e luto no Cecon Santa Rita de Cássia;

Outra parceria importante é da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG com o Projeto “UEPG NATIVIDADE” que ocorre nos Cecons Irmã Gaudia Kuschka e Raio de Sol objetivando avaliar os efeitos do programa de exercícios físicos em aspectos relacionados à saúde e ao processo de envelhecimento.

Participamos de ação descentralizada dos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS: Cara Cara e Jardim Paraíso. Realizamos orientações e divulgamos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos a Pessoa Idosa de acordo com a territorialização. As ações aconteceram respectivamente em equipamentos das áreas de abrangência: Unidade de Saúde Ezebedeu Linhares (Jardim Amália) e Aldeia Espírita da Criança Dr.Davi Federman – IEDC (Jardim Paraíso).

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Fundação de Assistência Social – FASPG pela parceria.

FOTOS

Atividades informativas sobre Agosto Lilás, Semana da Pessoa com Deficiência e Eleição Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Atividade de memorização

Musicoterapia FASPG

Atividade Física FASPG

Projeto “UEPG Natividade”

Ação descentralizada Cras Cara Cara e Cras Jardim Paraíso

Parceria CRAS Vila XV

Sessão de cinema

ATIVIDADES SOS MÊS DE JUNHO

SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS – SOS REALIZA ATIVIDADES INTERATIVAS COM OS TEMAS “JUNHO VIOLETA” E “FESTA JUNINA” NOSERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS –SCFVPI/CECONS DURANTE OMÊS DE JUNHO!

As Pessoas Idosas participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Serviço de Obras Sociais – SOS dos Centros de Convivência Irmã Gáudia Kuschka (Parque Tarobá), Santa Rita de Cássia (Ronda) e Raio de Sol (Vila Cipa) tiveram durante o mês de junho diversas atividades interativas focadas no protagonismo

A equipe realizou atividades orientativas sobre Junho Violeta, onde se celebra mundialmente o dia 15 com a conscientização contra a violência à Pessoa Idosa. Realizamos roda de conversa, painel expositivo, entrega de folders e cartazes. Também foi feita panfletagem e exposição da faixa da Campanha “Sensibiliza Campos Gerais” junto ao semáforo do terminal central.

Outra atividade extremamente importante foi a Festa Junina organizada nos Centros de Convivência objetivando ampliar a convivência, estimular a participação e garantir o direito a cultura e lazer promovendo alegria e interação entre todos os participantes.

Contamos também com a visita da equipe pedagógica do Colégio Santo Ângelo com o “Projeto Atitude” junto ao Cecon Santa Rita de Cássia. Os mesmos realizaram campanha de arrecadação de cobertores e meias que foram doadas as Pessoas Idosas.

Ainda tivemos oficinas de memorização e arterapia. Atividade física e musicoterapia foram realizadas em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa FASPG.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Fundação de Assistência Social – FASPG pela parceria e a equipe Pedagógica do Colégio Santo Ângelo.

ARTETERAPIA

JUNHO VIOLETA

PARTICIPAÇÃO NO VII COLÓQUIO SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

A FESTA JUNINA

ATIVIDADE FÍSICA

VISITA DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO SANTO ANGELO NO CECON SANTA RITA DE CÁSSIA

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora