15 de junho – Dia alusivo a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

15 de junho é o dia alusivo a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência. Além disso, acender a discussão em busca de recursos e estratégias que atuem de forma a proteger os velhos.

Frequentemente os agressores são familiares das vítimas o que, muitas vezes, pode dificultar a notificação da violência, devido à ligação física e emocional do idoso com seu algoz. A Sociedade ressalta que, em defesa dos direitos e da integridade desta parcela da população o Estatuto do Idoso estabelece expressamente punições a pessoas que cometem atos de violência, como cita o Art. 4º: Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

A cidade de Ponta Grossa, dispõe de equipamentos sociais especializados no atendimento a situações de violência contra a pessoa idosa, os Centro de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, são duas unidades para atender as demandas do município.

No último ano de 2019, tivemos um total de 574 denúncias de violação de direitos contra a pessoa idosa, sendo destes 299 foram acompanhados pelas equipes dos serviços.

Já em 2020 foram um total de 163 denúncias de violência contra a pessoa idosa, e destes 72 foram confirmados (dados de janeiro a maio de 2020). A grande maioria das denúncias de violação de direitos gira em torno da negligência e abandono, seguido de exploração financeira.

Ponta Grossa também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, a este órgão compete zelar pela aplicação da Política do Idoso e do Estatuto do Idoso; deliberar, controlar e supervisionar sobre a política do idoso no município; promover e apoiar organizações que atendam a pessoa idosa; propor estudos e propostas orçamentárias; entre outras ações que visem a promoção e proteção da pessoa idosa.

Como denunciar?

Para violência contra a pessoa idosa

Existem vários canais de denúncias como Disque 100, 156, 153 (direto da Guarda Municipal) e os próprios CREAS podem receber as denúncias por telefone ou mesmo por demanda direta.

  • CREAS I 3220 1065 ramal 2076, Rua Judith Silveira, nº 229 – Olarias.
  • CREAS II 3220 1065 ramal 2075, Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, 21 Jardim Carvalho, próximo ao NUCRIA.

Para denunciar instituições de idosos irregulares

Favor ligar no 156, ou pelo site da prefeitura, não há necessidade de identificação do denunciante. Segue o telefone do Conselho para orientações e dúvidas, 3220 1065 ramal 2181

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora