Conselho discute transporte público para Idosos

No último dia 03 de Março de 2020, reuniram-se no Gabinete do Prefeito, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ponta Grossa – CMDPIPG: a Presidente Thais do Prado Dias Verillo e Conselheiras Delci Bonatto e Cláudia Coneglian; representantes da FASPG-Fundação de Assistência Social, Diretora da Proteção Social Básica: Tatyana Belo; representantes do CECON Nova Rússia: Amanda Silvério, Juliano Rosa e Bernadete Prestes; e representantes da AMTT-Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de PG: Presidente Roberto Pelissari e a Diretora de Departamento de Trânsito Rosana da Cruz.

A reunião foi motivada diante das demandas e dificuldades relatadas pelos usuários idosos no transporte coletivo municipal de Ponta Grossa.
Foram tratados dos seguintes pontos:
• Necessidade de carteirinha para pessoa idosa com mais de 65 anos;
• Emissão de carteirinha de isenção para idosos de 60 a 64 anos;
• Definição de local para renovação do Cadastro;

Com relação aos Idosos com mais de 65 anos, ficou claro que os mesmos podem utilizar somente um documento com foto, para utilizar o transporte coletivo gratuitamente, sem necessidade de emissão de carteirinha específica. Com a condição de somente utilizar a porta da frente para entrar e sair, SEM passar a roleta.

Segue orientações da AMTT:

QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO ISENTO?
São isentos do pagamento de tarifa AQUELES QUE POSSUEM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 65 (sessenta e cinco) anos, desde que DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.
Poderão ser identificados através de Identificação Civil e/ou RG/Cartão Isento.
Identificação civil: é atestada documento com foto, conforme Lei Federal 12.037, de 1o/10/2009. Não ocasiona giro da catraca.

OBSERVAÇÃO: – CARTÃO ISENTO COM ACOMPANHANTE: deve ser solicitado junto ao Ginásio Jamal Farjalah Bazzi – Ginásio da Pessoa com Deficiência.

ONDE DEVO SOLICITAR O CARTÃO ISENTO?
Solicite confecção ou renovação do cartão isento DIRETO NO SITE web.pontagrossa.pr.gov.br. Quem não tiver acesso ao site, dirigir-se a fundação do idoso(FAPI). Endereço: Rua Ernesto Vilela (Antiga Praça dos Bichos), Telefone: 3220-1065 – Ramal: 2079/2080.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O CARTÃO
ISENTO?

Apresentação do RG e CPF, pessoalmente – prova de vida.
Lei Federal 12.037, de 1o/10/2009 Art. 2o A identificação civil é atestada por qualquer dos seguintes documentos:
I – carteira de identidade;
II – carteira de trabalho;
III – carteira profissional;
IV – passaporte;
V – carteira de identificação funcional;
VI – outro documento público que permita a identificação do indiciado.
Parágrafo único. Para as finalidades desta Lei, equiparam-se aos documentos de identificação civis os documentos de identificação militares.

Referente ao cadastramento de idosos de 60 a 64 anos, a orientação da AMTT é que:

QUEM TEM DIREITO AO CARTÃO ISENTO?
AQUELES QUE POSSUEM ENTRE 60 (sessenta) a 65 (sessenta e cinco) ANOS, que APRESENTAREM CARTÃO ISENTO, na quantidade de 2 (duas) passagens por dia. Ocasiona giro da catraca.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O CARTÃO
ISENTO?

Solicite confecção ou renovação do cartão isento DIRETO NO SITE web.pontagrossa.pr.gov.br.
Verificar na FAPI os documentos necessários, e, após aprovado, dirigir-se ao PDV – VCG Terminal Central pessoalmente – prova de vida.

OBSERVAÇÃO: – CARTÃO ISENTO COM ACOMPANHANTE: deve ser solicitado junto ao Ginásio Jamal Farjalah Bazzi – Ginásio dos Portadores de Necessidades Especiais.

ONDE DEVO SOLICITAR O CARTÃO ISENTO?
Solicite confecção ou renovação, através de agendamento e documentos no fone
Telefone: 3220-1065 – Ramal: 2079/2080 – FAPI (FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO AO IDOSO) – Praça Getúlio Vargas – av. Ernesto Vilela, s/n – Nova Rússia – Telefone: 3220-1065 – Ramal: 2079/2080

Enfim, foi uma reunião foi muito produtiva, as partes conseguiram alinhar as falas,
comprometeram-se a trabalhar juntos para a melhoria das dificuldades do Transporte Público para a Pessoa Idosa, algumas propostas foram discutidas, assim as Comissões de Políticas Públicas e Comunicação deste Conselho, reuniar-se-ão com representantes da Viação Campos Gerais (VCG), para colocar em prática uma das propostas do Plano Municipal do Idoso, que consiste na capacitação dos funcionários da Empresa VCG, envolvidos no transporte público municipal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: